Dicionário de Termos

Amortizações:

Redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Empréstimos bancários e hipotecas são, em geral, pagos dessa forma. Usado às vezes como sinônimo de depreciação, quando se trata de bens ou direitos intangíveis como marcas e patentes, licenças uso de programas.

Ativo:

Qualquer bem possuído por uma empresa que possa ter seu custo mensurado. É o conjunto de contas que representam os bens, direitos e valores a receber.

Ativo Circulante:

Bens líquidos possuídos por uma empresa a curto prazo, ou seja, realizáveis até o término do exercício social seguinte. Pode ser dinheiro em caixa, bancos, ou um bem que possa ser rapidamente convertido em dinheiro. Incluem também direitos e valores a receber duplicatas, estoques etc.

Balanço:

Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social completo. Tem como objetivo demonstrar a situação econômico-financeiro da empresa, segundo as normas contábeis.

Benfeitorias:

Melhorias realizadas em ativos imobilizados, com propósito de conservar seu estado original, ampliação ou reforma, onde exista a expectativa de vida útil superior a um ano, ter benefícios econômicos em decorrência da sua utilização.

Circulante:

É um conjunto de bens e direitos que podem ser negociáveis, ou seja, convertidos monetariamente em recursos em curto prazo.

Compensação:

Cheque Caução, garantia oferecida na relação contratual como forma de assegurar o cumprimento das obrigações, ressarcimentos de danos ou pagamentos de dívidas, etc.

Contas a Receber:

Valores que uma empresa tem a receber de taxas de manutenção, vendas, diplomas, equitação, locação, transferência de títulos e demais receitas, cujo recebimento será efetuado em data futura.

Déficit:

Excesso de despesas sobre a receita, quer na previsão, quer na realização.

Demonstração do Resultado do Exercício (DRE):

Representa o resultado líquido do exercício, confronto entre as receitas, custos e despesas.

Demonstrativo Analítico dos Direitos a Receber:

São valores detalhados das receitas (taxas de manutenção/taxa equitação/sauna/taxa locação, etc.) a receber.

Demonstrativo da Movimentação do Imobilizado:

São valores da movimentação detalhada dos bens imobilizado.

Demonstrativo de Despesas:

Demonstram em detalhes os valores gastos por centro de custo.

Demonstrativo de Receitas:

Demonstram em detalhes os valores arrecadados por centro de custos.

Depreciações:

Significa o desgaste de bens físicos registrados no ativo permanente, pelo uso, da ação do tempo, ou por obsolescência, o cálculo da depreciação pode ser feito pelo custo original ou pelo custo atual, é uma conta retificadora do Ativo de saldo credor.

Disponível Imediato:

As disponibilidades no balanço patrimonial, também chamadas de “equivalentes de caixa”, são parte do grupo dos ativos circulantes, ou seja, estão inclusas nos bens e direitos de curto prazo de uma empresa, que são caixa, bancos e aplicações financeiras.

Estoques:

Representa o armazenamento de materiais para reposição.

Financiamentos:

Financiamentos é um montante que uma instituição bancária ou financeira coloca a sua disposição por um período definido, uma maneira para adquirir bens e pagar em médio e longo prazo, com o acréscimo de taxas de juros.

Imobilizado:

São os ativos do balanço patrimonial que a empresa adquiriu com objetivo de operacionalidade e manutenção, não tem intenção de vender em curto prazo, ao contrário, são adquiridos para uso de longo prazo na empresa, como por exemplo, instalações físicas, máquinas e equipamentos, veículos, semoventes.

Financiamentos:

Financiamentos é um montante que uma instituição bancária ou financeira coloca a sua disposição por um período definido, uma maneira para adquirir bens e pagar em médio e longo prazo, com o acréscimo de taxas de juros.

Intangíveis:

São bens que não possuem existência física, mas servem para manutenção das atividades de uma empresa. Deste grupo fazem parte os softwares, licenças, patentes entre outros.

Investimentos:

Montante investido em obras de arte, ações, participações, títulos, debêntures ou qualquer ativo.

Liquidez Corrente:

Liquidez corrente (LC) é um indicador que apresenta a capacidade da empresa de honrar seus compromissos no curto prazo (isto é, dentro dos próximos 12 meses).

Liquidez Imediata:

A liquidez imediata representa a capacidade da empresa de lidar com situações emergenciais financeiras, por estar relacionada com prazos curtíssimos (em até 90 dias).

Liquidez Seca:

A liquidez seca (LS) é similar à liquidez corrente, pois ambas dizem respeito às obrigações de curto prazo.

Passivo Circulante:

Obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas em prazo inferior a um ano; fornecedores a pagar, contas a pagar, tributos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar.

Patrimônio Líquido:

O patrimônio líquido é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização, composto pelos Títulos Patrimoniais e Superávits acumulados.

Provisões:

A provisão contábil é a estimativa das despesas e obrigações financeiras futuras, garantindo a possibilidade de criar uma reserva financeira para arcar com esses gastos.

Realizável a Longo Prazo:

Neste grupo, encontram-se ativos realizáveis em longo prazo, aquele que só se tornará líquido em um prazo maior que um ano.

Superavit:

Excesso de receitas em relação as despesas.

Taxas:

Valor cobrado pela prestação de um serviço, quando se desfrutam de um determinado serviço.


Navegue pelo tema para ver os dados completos dos resultados: